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quinta-feira, 5 de junho de 2014
PRANCHA DE COMUNICAÇÃO RECURSO EM BAIXA TECNOLOGIA PARA CRIANÇAS COM TEA
As Tecnologias Assistivas mais especificamente no que diz respeito à CAA, vem ganhando espaços, nas ultimas décadas muitos recursos foram desenvolvidos.
Pensando em promover a CAA com a finalidade de propiciar as pessoas com déficits de comunicação à interação com as pessoas de seu cotidiano. Conforme Vygotsky (2001) é a partir do convívio social que a criança passa a se apropriar da linguagem. Dessa forma, para que a CAA seja um incentivo ao desenvolvimento de uma linguagem, é essencial que aqueles com quem a criança interage estejam envolvidos neste processo. Desenvolver o uso da CAA com um sujeito com autismo com 4 a 6 anos pode não ser uma tarefa fácil, visto que isso envolve uma mudança em seus hábitos, o que implica em uma mudança de rotina à qual sujeitos com autismo mostram certa aversão (HOWLIN, 1997).
O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista é uma disfunção global do desenvolvimento e afetam três importantes áreas: a comunicação (Fala e linguagem ausentes ou alteradas), a socialização (estabelecer relacionamentos) e o comportamento (padrões restritos de comportamento, estereotipias).
Existem muitos graus de autismo, mas quanto mais cedo à criança for diagnosticada e começar o tratamento, melhor será seu desenvolvimento.
Um sistema muito utilizado como auxiliar no desenvolvimento da linguagem com autistas é o PECS (Picture Exchange Communication System - Sistema de Comunicação por Troca de Figuras), que permite à criança com pouca ou nenhuma habilidade verbal comunicar-se usando figuras (ensina o autista a trocar uma foto ou símbolo por algo que deseja), possibilitando expressarem seus anseios e desejos. Pode ser utilizado na em sala de aula, no atendimento educacional especializado e no ambiente familiar, efetivando a comunicação em todos os ambientes.
A vantagem do PECS é a sua simplicidade e racionalidade em proporcionar uma resposta primária por parte do autista, ou seja, ele escolhe a foto (visual) do PECS que demonstra o que quer estabelecendo e iniciando a interação e o processo de comunicação com os outros.
Descrição: A imagem é uma prancha de comunicação, feita com fichário com três linhas feitas de velcro (para fixar a imagem), na primeira linha pode ter a foto da criança onde a mesma colocará a ação (imagens, fotos, etc.).
As pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário. Essas pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O individuo vai olhar apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora. O professor do AEE, deverá estar atento ao desenvolvimento do aluno, para que gradativamente insira novas imagens aumentando a comunicação da crianças.
È importante lembrar que a chave do sucesso de qualquer tratamento realizado com a criança autista depende não só do empenho e qualificação dos profissionais que se dedicam ao seu atendimento, como também dos estímulos feitos pelos cuidadores no ambiente familiar. Juntos, pais e terapeutas, professor do atendimento educacional especializado unem esforços visando um melhor desenvolvimento global da criança.
Referências
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/32307/000785427.pdf?sequence=1
http://inclusaobrasil.blogspot.com.br/2011/05/algumas-estrategias-educacionais-para.html
Tecnologia Assistiva – Miryam Pelosi - http://www.comunicacaoalternativa.com.br/ [acesso em 27/04/2014].
ARASAAC - Portal Aragones de Comunicação Alternativa e Ampliada - http://www.catedu.es/arasaac/ [acesso em 27/04/2014].
AVILA, Barbara Gorziza. Comunicação Alternativa Para o Desenvolvimento da Oralidade de Pessoas com Autismo. Porto Alegre, 2011. 168 f. + Apêndices. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto.
BEZ, M. R Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.
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