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domingo, 29 de junho de 2014
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E “O MODELO DOS MODELOS “.
O texto de Ítalo Calvino, leva a uma reflexão sobre todos os módulos do curso. Quando se fala em construir modelos na mente, o mais perfeito, lógico, geométrico possível; verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência; proceder às correções necessárias para que modelo e realidade coincidam. Em todo momento os módulos estudados nos fez passar por todas as etapas de aprendizagem descritas por Piaget em relação aprendizagem, houve mobilização, assimilação e acomodação.
A cada apresentação de novos temas nesta formação éramos desafiados e impulsionados a novos conhecimentos ficávamos fascinados e ansiosos quando apropriávamos dos textos assimilávamos e construíam-se novos conceitos, após adquiridos estes novamente havia nova mobilização dando origem a novos desafios.
Através do estudo de casos chega-se o mais próximo possível das características de cada deficiência (modelos), através de relatos e troca de experiências no grupo, reestruturam-se novos conceitos com base teóricas consistentes. Piaget e Vygotky defende que o desenvolvimento é processo dialético e que as crianças são cognitivamente ativas no processo de imita, modelos em seu mundo social ( Tudge e Winterhoff, 1993). Percebe-se que não existem modelos para realizar um trabalho com a pessoa deficiente, pois cada uma é singular.
Em relação ao plano de AEE, todas as discussões realizadas apriori busca o mais lógico, geométrico e exequível possível, primando sempre pensar que o objetivo do plano e à superação de barreiras identificadas durante cada etapa do estudo realizado levando em consideração todos os ambientes, frequentado pelo aluno, valorizando sempre a suas potencialidades.
O professor do AEE tem papel importante neste processo, pois ele é o senhor Palomar que Ítalo relata, deve ter clareza de seu trabalho na sala de recursos multifuncionais, na perspectiva da inclusão escolar, o professor da educação especial não é mais um especialista em uma área especifica, suas atividades desenvolvem-se, preferencialmente, nas escolas comuns, cabendo-lhes, no atendimento educacional especializado as seguintes atribuições identificar a necessidade, indicar ou desenvolver os recursos de acessibilidade, trabalhar junto aos alunos para que estes construam competências operacionais na utilização dos recursos e também trabalhar na implementação desta tecnologia para fora da sala de recursos multifuncionais, lá onde o aluno fará uso dela e neste ponto, poderá ser necessária a formação não só do aluno, mas também dos colegas, professores da sala comum, familiares e demais pessoas que com o aluno compartilham da utilização da tecnologia implementada. Tornando assim o professor da sala de recursos multifuncionais em um cientista onde constantemente transforma seus questionamentos, suas hipóteses e suas respostas em conhecimento científico.
A avaliação do plano de AEE, e realizada tendo como base os avanços transposto pelo aluno e seu desempenho ao realizar o que lhe é proposto. O professor também deve avaliar seu trabalho junto ao aluno diante de todo levantamento realizado para realizar seu trabalho, neste momento se constroem seus sins e seus nãos.
Referências bibliográficas
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar : a escola comum inclusiva / Edilene Aparecida Ropoli ... [et.al.]. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.
SARTORETTO, Mara. BERSCH, Rita. Definir objetivos operacionais claros é o primeiro passo para que os alunos possam construir seu conhecimento, UFC, 2014.
CALVINO, Ítalo. O modelo dos modelos, UFC, 2014.
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/7560/7560.PDF
GOMES, Adriana Leite Limaverde – Leitores com síndrome de Down: a voz que vem do coração/Adriana Leite Limaverde Gomes. – Fortaleza: Edições UFC, 2012. 160 p.
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Olá colega! Muito pertinente sua reflexão. A inclusão realmente acontece quando respeita-se as singularidades de cada indivíduo. Cada ser humano é único, não sendo possível seguir um modelo pronto e acabado. Um abraço!
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