visita

visita

domingo, 20 de outubro de 2013

Os Benefícios do jogo



  •   Benefício físico: satisfaz as necessidades de crescimento da criança, desenvolve as habilidades motoras e expressão corporal...

  •   Benefícios cognitivos: contribui para a desinibição, produzindo uma excitação intelectual altamente estimulante, desenvolve habilidades perceptuais, como atenção, desenvolve habilidades de memória, dentre outras.

  •   Benefícios sociais: representa situações que simbolizam uma realidade que ainda não pode alcançar e aprendem a interagir com as pessoas, compartilhando, cedendo às vontades dos colegas, recebendo e dispensando atenção, aprendem a respeitar e a serem respeitadas. Favorece a inclusão de todos.

  •   Benefício pedagógico: promovem situações em que as crianças aprendem conceitos, atitudes e desenvolvem habilidades diversas, integrando aspectos cognitivos, sociais e físicos.

Tais benefícios devem ser bem planejados o jogar como recurso pedagógico não deve ser solto deve ser intencional. O jogo é uma ferramenta importante para o professor do Atendimento Educacional Especializado para avaliar o processo de aprendizagem e a oralidade do aluno de forma prazerosa, através de atividades lúdicas avaliando o uso de estratégias metacognitivas, da memória, da atenção, da capacidade, de transferir aprendizagem para novos contextos, bem como sua motivação em situações desafiantes. Abaixo sugiro uma jogo de sequência lógica. 


      Sequência Lógica








A sequência lógica mostra uma série de imagens na qual o aluno as organiza as partes com o objetivo de narrar uma história com começo, meio e fim. Com ela as crianças são incentivadas a desenvolver a linguagem verbal, a dramatização, estimulando a elaboração de frases e textos, a percepção, a interação, imaginação e criatividade.


“ A imitação e o jogo simbólico favorecem o desenvolvimento das estruturas intelectuais em alunos com deficiência intelectual”(FIGUEIREDO & POULIN,2008, p.251).

Referência
Gomes, Adriana Leite Lima Verde.
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: o atendimento educacional para alunos com deficiência intelectual/ Adriana Leite Lima Verde Gomes, Jean-Robert Poulin, Rita Vieira de Figueiredo. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.
            v. 2. (Coleção A educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).
O Aluno com Deficiência Intelectual: Funcionamento cognitivo e estratégias de avaliação/ Jean-Robert Poulin, Rita Vieira de Figueiredo, Adriana Leite Lima Verde Gomes. Revisão: Ana Maria Faccioli Camargo.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: ludicidade  na sala de aula. Unidade 4.











Nenhum comentário:

Postar um comentário