Mediante estudo
realizado aprendi que o professor do Atendimento Educacional Especializado na
escola e na Sala de Recursos Multifuncional deve integrar o Atendimento Educacional
Especializado a Proposta da Pedagógica da escola, envolver a família em
articulação com as políticas públicas de inclusão. Onde a Proposta Pedagógica da escola de ensino
regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado
prevendo a sua organização como: a)sala de recursos
multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos
pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos; b) matrícula no Atendimento Educacional Especializado
de alunos matriculados no ensino regular da própria escola ou de outra escola;
c) Cronograma de atendimento aos alunos; d)plano do Atendimento Educacional Especializado: identificação das
necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos
necessários e das atividades a serem desenvolvidas; e) professores para o exercício da docência do
Atendimento Educacional Especializado; f) outros profissionais da educação: tradutor e intérprete de Língua
Brasileira de Sinais, guia-intérprete e outros que atuem no apoio,
principalmente às atividades de alimentação, higiene e locomoção; g) Redes de
apoio no âmbito da atuação profissional, da formação, do desenvolvimento da
pesquisa, do acesso.
Percebi que o
estudo de caso é muito importante para os professores que atuam na Sala de Recursos
Multifuncional, pois é conhecendo o meio no qual o aluno vive e ouvindo a família,
a escola, a professora do ensino regular e colegas, podemos identificar o
problema e sua origem, através dos dados coletados realiza-se uma analise do
conjunto de informações coletadas onde o professor estuda o que provoca a
situação problema vivenciado pelo aluno, levanta hipóteses sobre a natureza do
problema. Após a construção de uma hipótese explicativa, o professor começa o
processo de solução do problema. Elaborando um plano de ação para favorecer a
aprendizagem e a interação do aluno na sala de aula e em sua vida prática.
O plano do Atendimento Educacional Especializado
contribui para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno atendido na Sala de Recursos Multifuncionais, pois define
de maneira precisa os objetivos a serem alcançados tanto na sala de recursos
multifuncionais quanto na sala de aula, ele propõe ações em parcerias com o
professor da sala de aula e planeja atividades a serem executadas desenvolvidas
na sala de recursos multifuncional, também estabelece o período para o
desenvolvimento do plano e os resultados esperados. O professor deve sempre reavaliar o plano de Atendimento Educacional Especializado, e verificar se esta alcançando
os objetivos propostos em seu plano. Quando necessário realizar adequações
necessárias para que o aluno tenha êxito não só em seu processo de aprendizagem
mas, para que adquira autonomia e independência.
Oi Márcia Regina!
ResponderExcluirRealmente, como foi citado por você no texto, o estudo de caso é de extrema importância para um trabalho de sucesso com o aluno no AEE e também na sala regular, pois são dados relevantes que norteiam os momentos de intervenção com o aluno e que alavancarão o fazer pedagógico dos professores e consequentemente favorecerão a aprendizagem. E em tudo isso está a participação do professor do AEE, essa figura importantíssima na Educação Especial, que deve articular com prazer e muita responsabilidade todas as questões que envolve o público que atende.
Abraços,
Marta Mello