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sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Atendimento Educacional Especializado



Mediante estudo realizado aprendi que o professor do Atendimento Educacional Especializado na escola e na Sala de Recursos Multifuncional deve integrar o Atendimento Educacional Especializado a Proposta da Pedagógica da escola, envolver a família em articulação com as políticas públicas de inclusão. Onde a  Proposta Pedagógica da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado prevendo a sua organização como: a)sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos; b) matrícula no Atendimento Educacional Especializado de alunos matriculados no ensino regular da própria escola ou de outra escola; c) Cronograma de atendimento aos alunos; d)plano do Atendimento Educacional Especializado: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas;  e) professores para o exercício da docência do Atendimento Educacional Especializado; f) outros profissionais da educação: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete e outros que atuem no apoio, principalmente às atividades de alimentação, higiene e locomoção; g) Redes de apoio no âmbito da atuação profissional, da formação, do desenvolvimento da pesquisa, do acesso.
Percebi que o estudo de caso é muito importante para os professores que atuam na Sala de Recursos Multifuncional, pois é conhecendo o meio no qual o aluno vive e ouvindo a família, a escola, a professora do ensino regular e colegas, podemos identificar o problema e sua origem, através dos dados coletados realiza-se uma analise do conjunto de informações coletadas onde o professor estuda o que provoca a situação problema vivenciado pelo aluno, levanta hipóteses sobre a natureza do problema. Após a construção de uma hipótese explicativa, o professor começa o processo de solução do problema. Elaborando um plano de ação para favorecer a aprendizagem e a interação do aluno na sala de aula e em sua vida prática.  
O plano do Atendimento Educacional Especializado contribui para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno atendido na Sala de Recursos Multifuncionais, pois define de maneira precisa os objetivos a serem alcançados tanto na sala de recursos multifuncionais quanto na sala de aula, ele propõe ações em parcerias com o professor da sala de aula e planeja atividades a serem executadas desenvolvidas na sala de recursos multifuncional, também estabelece o período para o desenvolvimento do plano e os resultados esperados. O professor deve sempre reavaliar o plano de Atendimento Educacional Especializado, e verificar se esta alcançando os objetivos propostos em seu plano. Quando necessário realizar adequações necessárias para que o aluno tenha êxito não só em seu processo de aprendizagem mas, para que adquira autonomia e independência.



  


Um comentário:

  1. Oi Márcia Regina!
    Realmente, como foi citado por você no texto, o estudo de caso é de extrema importância para um trabalho de sucesso com o aluno no AEE e também na sala regular, pois são dados relevantes que norteiam os momentos de intervenção com o aluno e que alavancarão o fazer pedagógico dos professores e consequentemente favorecerão a aprendizagem. E em tudo isso está a participação do professor do AEE, essa figura importantíssima na Educação Especial, que deve articular com prazer e muita responsabilidade todas as questões que envolve o público que atende.
    Abraços,
    Marta Mello

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